segunda-feira, 30 de agosto de 2010

UP - ALTAS AVENTURAS - dica de filme


Up - Altas Aventuras é um filme lindo! Com cores alegres e estória incrível, Up nos lembra que a aventura de viver com alegria não pode ser esquecida.

Tudo começa com Carl Fredericksen ainda criança e seu sonho de viver altas aventuras, como do seu programa favorito  "Almanaque de Aventuras - A Aventura está lá fora", apresentado por Charlie Muntz. Este, um cientista famoso, que abordo do seu dirigível "Espírito de Aventura", percorre lugares incríveis e inimagináveis. Infelizmente, uma de suas descobertas é contestadas pela "ciência" e sua credibilidade, posta em dúvida. Magoado e ofendido, ele decide dedicar toda a sua vida para encontrar, com vida, o animal que todos acreditam ser "invenção" sua.


Mas, Carl e as outras crianças não estão preocupadas com o que a ciência atesta ou contesta. Ele sonha em ser um aventureiro. E, num de seus devaneios fantasiosos, depara-se com uma casa velha e uma pequena aventureira a explorá-la. Curioso, o tímido e solitário menino entra, sorrateiramente, como um verdadeiro explorador. Pego de surpresa, pela "capitã" Ellie, uma menininha esperta, falastrona e de bem com a vida, Carl é convidado a fazer parte do clube de aventureiros. Ali, começa a melhor aventura de suas vidas. Eles crescem juntos e se casam, sempre alimentando o sonho de conhecer o "Paraíso das Cachoeiras", uma terra perdida no tempo, que fica na América do Sul. Mas, na aventura diária, os obstáculos e as responsabilidades são muitas, fazendo com que os sonhos sejam protelados e as prioridades estabelecidas. Como todo adulto, os sonhos de criança tornam-se sonhos de criança e vão parar em algum lugar no maleiro, até que, um dia, ouve-se o chamdo da vida. Como não puderam ter filhos, o casal envelhece junto fazendo de cada dia, uma dia aprazível. Até que Ellie falece e Carl se vê sozinho, novamente.


A partir daí, começa sua verdadeira aventura. Mantendo a rotina de anos, porém, com idade já avançada e feições quadradas - bastante diferente das feições arredondadas de sua infância -, Sr. Fredericksen se torna um velho ranzinza e isolado. Não fosse a especulação imobiliária te importunando a todo instante, para que venda sua casinha, a mesma que ele e Ellie se conheceram, na infância e transformaram em lar. Diante da pressão de homens sem rostos e mulheres masculinizadas pelo "poder", grudados em seus celulares - isso é uma interpretação minha, tá... através dos personagens que representam os "poderosos" que querem comprar a casa -, Sr. Friedericksen precisa conviver com todo o transtorno e barulho da vida "moderna". Após receber a visita de um pequeno "explorador da natureza", chamado Russell, Sr. Fredericksen é, mais uma vez importunado pela construtora, que destrói sua caixa de correspondência, num pequeno acidente. Sisudo e mal humorado, ele tenta recuperar "seu" objeto. E, por conta de um pequeno mal entendido, ele "agride" o funcionário, com sua bengala. Levado à polícia, é sentenciado a se mudar para um azilo de velhinhos - tudo isso com muita leveza, por se tratar de um filme infantil.

No dia de sua mudança, a surpresa! Ao arrumar suas malas, ele encontra o antigo livro de aventuras de Ellie, onde ela colava fotos e recortes de suas aventuras e sonhos e sempre deixava espaço para as aventuras que iria viver, como morar no Paraíso das Cachoeiras. Quando os enfermeiros do azilo chegam, para conduzí-lo, ele pede para se despedir da casa. Ao fechar a porta, algo inimaginável acontece. Milhões de balões surgem e levantam a velha casinha. Sr. Fredericksen dá início a sua maior aventura: levar a casa e todas as suas lembranças com Ellie para a América do Sul, precisamente, ao Paraíso das Cachoeiras. Preso à promessa que fez a sua esposa, ele ganha os ares e segue o seu destino.

Na paz e quietude dos céus, alguém bate a porta. Surpreso, ele abre e se depara com o pequeno Russel, em sua varanda. Desse ponto em diante, a dupla vai viver inúmeras aventuras até chegar ao Paraíso das Cachoeiras - após sua chegada, também. Para Russell, o importante é ajudar um idoso a "atravessar alguma coisa", afim de receber seu distintivo e se tornar um "grande explorador da natureza".

Já em terra firme, ainda rumo ao Paraíso das Cachoeiras, eles conhecem Kevin e Dug, com quem viverão as mais fantásticas e surpreendentes aventuras. E, é em meio a esse mundo de fantasia que Sr. Fredericksen recupera sua alegria de viver e resgata seus sonhos de criança. Sr. Fredericksen, literalmente, leva a casa e todas as suas lembranças, nas costas. Mas, novos sonhos passam a fazer parte da sua atual realidade e, através do fulgor da juventude do pequeno escoteiro - Russell, Sr. Fredericksen se vê diante de uma escolha difícil e importante: segue seu caminho, preso ao passado ou, muda seus planos? Encontros insusitados e inesperados. É lindo quando ele abre o "livro de aventuras" de Ellie e vê que ela já havia preenchido o espaço: "coisas que vou fazer" com o que eles fizeram, desde o dia do casamento. Prova de que ela soube viver e aproveitar cada instante de sua vida, sem se prender ao que "poderia" ter feito. Senão, as coisas que quermos fazer, nunca chegarão e sempre ficará um espaço para o futuro, talvez, que nunca exista. 

Liberdade, união, amizade, qualidade de vida, sustentabilidade, a importância da tecnologia bem aplicada, respeito às diferenças, respeito ao mais velho - afinal, o velhinho de hoje, foi a criança de ante-ontem... -, respeito ao ser humano... questionamentos sobre "civilização", respeito à natureza, a importância de estar presente na vida dos filhos, amor, atenção, compromisso... um velho solitário, ranzinza e incompreendido com uma criança sem atenção do pai que se unem e se tornam uma família, são apenas algumas das mensagens que o filme passa. É muito lindo!

Para nós, adultos, fica a mensagem de que não podemos deixar morrer os sonhos, mas, que precisamos saber nos ajustar às mudanças, com o espírito de aventura e coragem sem entraves, da infância, com a sabedoria e o conhecimento adquiridos com o passar dos anos. A união perfeita do equilíbrio entre o vigor e a força da juventude com a experiência da 3ª idade. Fora a mensagem do desapego. Nos prendemos tanto ao passado que não nos damos conta do presente. No final, tudo dá sempre certo. Hora de recomeçar! E o melhor, viver o sonho é muito melhor do que sonhar! A gente pode conseguir muito mais, se mantiver aceso nosso "espírito de aventura"!!! Sempre há uma saída.

Para as crianças, um desenho animado cheio de aventuras e fantasia de um "velho" com cheiro de ameixa e seu novo amigo, um "carteiro tampinha" - como os chamam os cachorros na floresta!


Gente, tudo isso aliado à dublagem de Chico Anysio é show de bola! Fora os bônus, como "Parcialmente nublado", que é a coisa mais fofa e com uma mensagem riquíssima sobre a dualidade da vida, de maneira lúdica.

Embarque nessa aventura cheia de cores e mistérios. Divirta-se! Porque "a aventura está lá fora!".

Saudações maternais,

Pat Lins.

3 comentários:

  1. asssiti UP sem o isaac.
    sou viciada em animação.
    mas outro dia mesmo estava pensando em como ele iria adorar ver todos aqueles balões.
    ótima dica.
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. a moda aqui em casa é galinha pintadinha, minha pequeNINA tem quase 11 meses e desde baby einstein ela jamais parou em frente a tv.
    Nao sou adepta de deixar bebes por mais 20 min assistindo mas tem dias q juro repito dvd so mais m tiquinho p/ dar uma relaxada,
    bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. olá, meninas! obrigada pelos comentários!!!Ai, Carol, te entendo perfeitamente, porque eu também sou louca por animações bem feitas.

    Dea, achei lindo o dvd da galinha pintadinha e vou até colocar como dica... obrigada pelo toque.

    Peu não era muito de ficar em frente a TV e nem eu o incentivava. Como já está crescidinho, seleciono os filminhos para ele, com bastante cores e movimento, sem violência - como a os desenhos "feitos" para os meninos. Ele amou tanto Up que comprei para ele - acho que comprei para nós dois, porque eu viro e mexe, assisto junto.

    Ah, Dea, quem dera Peu ficasse mais um tiquinho para eu dar uma relaxada... Depois que dá o tempo dele, já era - risos.

    Beijos e podem me mandar dicas que divulgo aqui.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails