domingo, 8 de maio de 2011

SER MÃE NA PRÁTICA - "fazer diferente exige muito mais que contradizer" (Morgana Gazel)

Engraçado que, quando estamos na qualidade de filhos, nos chateamos com as atitudes de nossas mães e sempre achamos tudo "excesso de zelo", afinal, "nós sabemos nos cuidar...". Repetimos várias vezes: "quando eu tiver meu filho, vou ser uma mãe diferente". Quem de nós nunca falou ou pensou assim, ao menos, uma vez na vida?

Acontece que, ser diferente, muitas vezes, nos leva a ser igual... Na condição de mães, observemos se acabamos ou não fazendo muitas coisas igualzinho, apenas em circunstâncias diferentes? Cometemos velhos erros; repetimos outros acertos; criamos erros novos; acertamos novos acertos... vamos tentando e fazendo o que podemos, muito mais do que o que sabemos que podemos. Como escreveu Morgana Gazel, em seu belíssimo livro Enseada do Segredo: "Fazer diferente exige mais que contradizer."

Na prática, ser mãe é saber que não se sabe de tudo, mas, tudo que sabe precisou procurar saber, afinal, ninguém é obrigado a saber tudo, mas, se informar é sempre bom.

Ser mãe, na prática, requer que nos vejamos e nos enxerguemos como humanas, acima de tudo e, daí, vem nossa suposta perfeição: da arte diária de se fazer e refazer, mesmo sendo imperfeita e limitada como qualquer outra pessoa. Nosso talento especial está em ser mãe e muito mais. 

Sejamos, pois, as melhores mães que pudermos. Não melhor do que outra mãe, mas, o melhor que há dentro de cada uma de nós. Infelizmente, nossos filhos serão quem eles tiverem de ser, mas, ser quem se é, sabendo que pode contar com a mãe para sempre, faz toda a diferença. Educamos indivíduos, seres com características pessoais próprias e únicas, e, raramente aceitamos isso... repetimos os padrões de querer ter a posse desses indivíduos e sofremos quando eles tomam seu rumo, porque esquecemos que os filhos não são nossos, são deles mesmo. Assim como nós saimos e seguimos nosso caminho, assim será com nossa prole. Mas, essa arte de ser mãe, não se deixa abater com isso, quando acontece: sofre, mas, continua com os braços abertos, porque sabe que, um dia, o filho vai voltar. Não aquele bebezinho indefeso, que precisava de nossa proteção em todos os sentidos, mas, homens e mulheres, donos de si, que devem estar repetindo aquilo tudo que já falamos na condição de filhos e tudo começa de novo. Mães e filhos só serão unidos se desenvolverem uma relação boa e saudável. Esse vínculo sim, é mágico e une para sempre. Não basta colocar no mundo, tem que participar. 

E, hoje, nosso dia - além dos outros 364... risos - podemos, cada uma ao seu momento - nos unirmos num único coro e elevarmos nossas vozes aos céus em pedidos de AMOR, HARMONIA, BONDADE, PAZ E SAÚDE para todo o planeta. Vamos unir nossas vozes com a voz daquela mãe que espera o tempo certo de todas as coisas: A MÃE NATUREZA. Que toda a sabedoria de todos os tempos nos guie em nosso tempo, para que possamos fazer deste presente um presnte melhor e, juntas, podemos ajudar na construção de uma futuro melhor. 

E, fazendo uso de uma frase de uma campanha de uma marca conhecida, na TV: 

"ENQUANTO TODO MUNDO TEM PRESSA, UMA MÃE, SIMPLESMENTE, ESPERA!"

 A gente espera para dar a luz; espera e acompanha cada etapa da vida de nossos filhos...; a gente espera que nossos filhos cresçam com bons valores e boas ações; a gente espera que eles entendam que fazemos por eles, o melhor que conseguimos e que, se "erramos", com certeza, foi tentando acertar. Filhos, não queremos que vocês sejam melhores do que ninguém, mas, o melhor que houver dentro de vocês! Que se superem e superem cada dificuldade na vida como obstáculos a serem superados e não eternizados em sofrimento. Esperamos que todo o mundo encontre o caminho do AMOR, da PAZ e do RESPEITO AO PRÓXIMO. Esperamos e fazemos, porque todas as MÃES, NA PRÁTICA, já estão fazendo algo, mesmo quando estamos esperando.

Mãe, parabéns, pelo seu dia!

Para todas as MÃES NA PRÁTICA:


UM FELIZ E ESPECIAL DIA DAS MÃES!!!

Saudações maternais,

Pat Lins.

4 comentários:

  1. Feliz dia das mães Pat!!!!!
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Muto bom e útil este artigo, Pat. Você está prestando um grande serviço às pessoas que ainda não pararam para avaliar seu cotidiano. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Morgana! Você volta e meia aparece em meus textos, porque, volta e meia, algo que aprendi com você inunda meus pesnamentos e vem para cá, levar essa boa mensagem!

    Beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails