sábado, 8 de junho de 2013

PEDRO E AS DELE...

- Mãe, você não está notando nada diferente, não?
- O quê, filho?
- Que eu estou diferente... estou mudando, mãe.
- Como assim, filho? 
- Você nem está vendo meu esforço? Eu quero ser um menino melhor, ouvir mais, entender mais... obedecer mais...

Lindo, meu amor! Eu vejo, sim! Eu sei que é verdade! 

Lógico que dei os parabéns, pelo empenho real dele. Como digo: educação é algo a longo prazo, é construção. Não falo em canonizar, mas ver o progresso que existe no tempo de cada um, ainda que tenhamos exigências reais no tempo cronológico... não estou alheia a essa realidade fantasiosa, limitada e ilusória que criamos e seguimos, como quem segue uma lista de procedimentos, mesmo sem ver sentido. 

O caminho é o de sempre: me manter firme, mesmo quando parece que tudo está errado e  muito estão contra, porque querem resultados imediatos e pré-estipulados... É continuar sempre, nunca sozinha, e buscar apoio - e tenho tido, graças a Deus e de muita gente. É recusar e brigar com alguns mundos que nos oferecem o caminho mais curto e digo: "Não! Se me disser que tem alguma patologia, medico, mas se for preciso que eu me dedique 200% para dar limite, com firmeza, amor e carinho, assim farei, leve o tempo que levar!" Assim faço! Me vejam como queiram... falem o que quiserem. Quem sabe de mim, sou eu. Quem sabe de Peu, além dele, sou eu e quem está próximo e convivendo com ele por inteiro, não com os recortes e estigmas criados, impostos e implantados - esse são os mais perigosos e os que me deram/dão muita dor de cabeça... não entendo determinadas posturas de profissionais de educação tão limitantes e limitadas... Isso não me irrita, me enfurece(enfurecia), o passado sempre chega, quando tem que chegar!

Pedro sempre foi muito traquina, teimoso e raramente reconhecia a autoridade de um adulto - ele se sentia no comando, quase sempre... só acatava a mim, basicamente - e se via de igual para igual e com argumentos muito fortes e precisos. Isso é um desafio constante para mim e para quem convive com ele. Escutei muito que deveria dar remédio apenas para me poupar... não quero facilidade, quero solução e dedico cada dia da minha vida a cuidar de mim e dos meus! Faço isso com amor, mesmo. Errando, acertando e seguindo para errar e acertar mais por aí. 

Não é escutar Peu me preguntar se percebo isso... no discurso é tudo muito belo, mas é ver seu empenho real. É estar ao lado dele e tentar ensinar que ele não tem que "obedecer" apenas, mas entender que os adultos, por terem mais experiência de vida, têm algo mais a passar e que ele, ao menos escute e reflita. Também não vou impor que ele acate a todo e qualquer adulto, ele também entende muito bem as coisas e existem alguns adultos que, francamente, parecem que nem sabem que são gente, de tão sem ética e moral. É me trabalhar, me conhecer sempre, porque o melhor limite é o da coerência!

Ver o crescer e aflorar de Pedrinho me ensina muito e ele mesmo me deu as deixas de como acessá-lo: com amor e verdade! Ele está cada dia mais encantador. Longe, muito longe de ser um santo - eu também não sou... - e perto, muito perto de ser um ser humano se descobrindo, se vendo diferente dos demais, mas que também não é doente, diferente desses, também... Ser diferente dos diferentes e dos iguais. É ele, como ele é e quem ele é! Dá para orientarmos a lidar com seu temperamento explosivo e canalizar essa fúria de outra maneira, mais produtiva e que não atinja ao outro. Dá para ajudá-lo a descobrir esses caminhos e alguns meios.

Pedro só é conquistado com AMOR. Quando entra a arrogância e a loucura, saia debaixo, que esse ser arrogante ou louco vai ser obrigado a se ver. Pedro tem isso, ele obriga que quem interage com ele se VEJA, de verdade. Ele vai na ferida, mesmo. Só dói em quem está doente, debilitado. Quem está sadio, forte e firme na verdade e coerência, ganha ele, porque ele rejeita a imposição do vácuo, do vazio, do dissimulado e do inventado!

Não tente ganhar Pedro, ele não se vende. Mas, está aberto para conquistar e ser conquistado. Ele tem seus dilemas e desafios e, aos poucos, consegue perceber mais as coisas - não de maneira seletiva, mas mais abrangente. Interage muito mais com seus dilemas internos, como um grande que é, mas, também tem suas "batidas de cabeça", quando perde as forças ou se sente cansado, irritado ou contrariado ao extremo. Por ser inteligente demais, é cobrado demais onde se mascaram as expectativas: "se é muito inteligente, tem que acertar sempre e aprender rápido, e a tudo!". Será que é assim?

Vou vivendo. Vamos crescendo, agindo, seguindo e aprendendo, a cada dia! E é isso que caracteriza a boa construção: objetivo - uma base sólida de formação ética, moral e educacional! Com saúde, amor, ambiente limpo e gente qualificada - no bem! 

Ele está cada dia mais gostoso, mais amoroso, mais dedicado - do jeito dele! Amo! Amo! Amo!

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails