segunda-feira, 30 de julho de 2012

DINHEIRO É PARA PAGAR AS CONTAS?

Nós, em plena era da loucura desenfreada do capitalismo, nem nos damos conta - lógico, acabamos sendo levados pela rotina de tantas contas a pagar... que dinheiro passa a ser um ser materializado em nossas vidas - da nossa relação com o dinheiro e de como os nossos filhos ficam nesse meio.

Olha, é difícil, viu?

Estávamos saindo do cinema - coisa corriqueira, simples e fácil: a gente entra na fila, paga o ingresso e entra na sala - e, na saída, pergunto ao meu marido: "Aqui não tem o pacote família, né? Peu paga inteira ou meia?" e Peu, ligado, me manda: "Mãe, que onda de pagar cinema é essa? Eu nunca pago nada... Oxe!". Nos tocamos de que ele só acha que a gente paga pelas contas de casa, no mercado... é onde ele vê o cartão e o dinheiro. No cinema, como meu marido vai para o caixa e eu distraio Peu, para ele, só pegava o ingresso. Explicamos que era pago e ele ficou pensativo, como quem diz: "Pô, até isso é pago?". Explicamos que a maior parte dos lugares são pagos, mas que existem lugares que não precisamos pagar. E fizemos uma listinha rápida, para ele não começar a querer deixar de ir aos lugares para não "gastar". 

Isso tudo me fez ver que nós não temos uma boa educação financeira. E como educar nossos filhos, se nem a gente sabe lidar... se nem a gente tem essa relação bacana com o capital? Ele junta moedas em cofrinhos, desde bem pequeno, com uns 2 aninhos, e achávamos que era o suficiente...

Ainda não tenho resposta para essas minhas questões... estou aprendendo no dia a dia. Já passamos pela fase de não ter como pagar todas a contas e, hoje, conseguimos pagar, sem luxo e entendemos que não devemos "criar" novas contas... senão, não teremos como pagar. E Pedro acompanhou e acompanha todas essas fases. A única coisa que me ocorre é manter a calma. Ao menos, o esforço. Já identifiquei essa questão aqui em casa, agora, vamos entrar na fase do "como" lidar e "como" passar para Peu. Mesmo sabendo que ele está aprendendo junto e isso, a prática, já é o "passar" para ele. Nisso estamos nos educando e ele vendo que os pais também têm muito o que aprender.

Se alguém tiver uma dica - na prática, por favor... essas teorias que só cabem e dão certo na teoria, não vale... - por favor, nos envia. Pode ser para o e-mail linspat@gmail.com ou, aqui em "comentários". Se me autorizarem, publico aqui, num post. De qualquer maneira, ficará algo para eu refletir em "como" lidar com essa relação financeira e como educar meu filho sem esse apelo capitalista e sem fingir que não vivemos no capitalismo.

Saudações maternais,

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails