quinta-feira, 13 de maio de 2010

RELEMBRANDO A GESTAÇÃO - QUANDO O BEBÊ MEXE

 
Algumas amigas minhas estão grávidas, pela primeira vez, e estou tendo a oportunidade de relembar essa fase tão gostosa.

Outras acabaram de parir e isso me fez relembrar o parto, também. E, como já citei, tive DPP - Depressão Pós Parto -, pela primeira vez, depois de 3 anos, relembrei sem dor, daquele momento.

Sei que o passado deve ficar no passado, mas, na prática, boas lembranças fazem bem e fortalecem o presente - que é o caminho para o futuro. Não vou aprofundar nesse tema, o abordo muito em "A DOR SÓ DÓI ENQUANTO ESTÁ DOENDO..." 

O que vim dividir com as mães de primeira viagem é a minha lembrança de algumas fases marcantes, como a primeira vez que ele mexeu. Nossa, ali a gente sente mesmo que está grávida. Silvinha, uma de minhas amigas gravidíssimas, também está escrevendo um blog, fazendo um diário de sua gestação, VIVENDO UM SONHO: SER MÃE, e foi seu post "Quando o bebê mexe" que me tocou.

A primeira vez que Peu mexeu, eu tinha em torno de 4 meses. Sentia a vibraçãozinha, como se fosse um borboleta batendo asas em minha barriga, algo bem sutil e bem estranho, diga-se de passagem - risos. Parecia uma "cosquinha" em vários lugares. Muito, mas, muito estranho; e muito, mas muito gostoso! Mas, a primeira vez que ele cutucou com força, eu estava jantando, na rua, com meus pais e dei um pulo da cadeira - é, eu sou super-ultra-big-mega exagerada... - do susto que tomei. Tremi na base. Lógico que meus pais se assustaram... Eu devo ter ficado branca e imagino minha expressão facial... risos. Não falava. Sentei novamente e pronto, Peu disparou. E eu comecei a rir e acariciar a barriga. Foi quando consegui explicar que "achava" que ele havia mexido de verdade.

Dali para a frente foi o tempo todo e sem hora. Acordava a noite com ele "brincando" em minha barriga, só faltava escutar sua risadinha. Pela manhã, nossa, eu nem bem acordava precisava comer, porque ele ficava ainda mais agitado - já mostrava quem era... Os "calombinhos" que eram feitos na barriga tornaram-se a sensação. Todo mundo queria "falar" com Peu. Recebia beijos e mais beijos. Olha, ele foi mmmuuiiitttooo paparicado - ainda é. Eu já conversava com ele desde que soube que estava grávida... o pai, também. Mas, quando ele começou a mexer, fazia "mais" sentido. Ele respondia aos estímulos. Quando o pai chegava e falava, ele mexia e o pai acariciava minha barriga, quase tocando o filho.

À medida que ia crescendo os movimentos eram menos frequentes, porém, mais intensos. Já "conhecia" suas vontades - risos. Tanto que no dia anterior ao parto, ele havia encaixado de uma maneira que não se mexia. Fiquei doida. Liguei para o médico e ele fez as perguntas básica, para saber se "já era a hora". Não havia perdido líquido e nem havia sentido contração forte. Estava diferente. Observei 24h e, na manhã seguinte, não tomei café da manhã, para "ver" a reação dele. Nada. Não mexia. Corri para o obstetra - uma amor, super calmo, tranquilo e seguro. Mal falava, com medo sabe Deus de quê... risos. Sair pela boca ele não ia - risos. Já havia começado o processo. Como "conhecia muito" Peu, devido a toda nossa "interação gestacional" - risos -, soube, de cara, que ele já queria vir ao mundo... detalhe: 15 dias antes do previsto. Sinal de sua marca: personalidade forte! Esperamos um tempo, mas, minha dilatação não evoluía, o que me fez optar, no dia seguinte - 48 horas depois do encaixe - pela cesariana. Pela ultra ele estava bem, mas, muito encaixado e eu sem dilatação, o que poderia se tornar um quadro perigoso. Peu queria vir ao mundo de qualquer jeito. Meu médico sempre me preparou para os dois partos. Ele dizia: "Vamos fazer o melhor para vocês. O fato é que seu filho vai sair..." - risos. Eu queria muito o parto normal, mesmo sem ter me preparado com exercícios e atividades física. Eu pensava era no pós operatório. Eu pensava assim: "tanta mulher suporta a dor e depois esquece, eu, por mais medrosa que seja, também posso..." Mas, não deu... Para tirar Peu do encaixe deu trabalho, viu?! Mas, ele estava ótimo!

Quando nasceu, a impressão que tínhamos, era de que ele conhecia cada um. Já no quarto, quando escutou a voz do pai, ele virou em direção, como se estivesse a procurar. Só pode ter sido por conta do contato na gestação. Ele sempre mexia muito ao escutar a voz do pai. A minha era fácil dele identificar. Ele me conhecia de dentro para fora. Quando me irritava com algo, ele sempre enrijecia todo no "pé da barriga". Eu, praticamente, sentia que ele também estava irritado.

Nessa fase da gestação, a gente já começa a conhecer nosso baby. Sabe quando ele está alegre, com fome, acordado, irritado... Esse vínculo com as emoções através dos movimentos é ímpar. E lindo! Ah, eu delirava. Me sentia o "umbigo do mundo"... risos. Eramos só nós dois! Quando eu ia tomar banho, acarinhava a barriga, para ele sentir que tínhamos um momento todo especial.

Ah, como foi bom relembrar aquele momento. Na gravidez a gente vive um tudo, no que diz respeito a emoção. Mas, pelo que observo e converso, com outras mães, senti quando o bebê mexe é um marco. É o começo do diálogo, porque, até então, acreditamos estar num monólogo, né?! Mesmo tendo noção de que eles escutam e reagem, de alguma maneira, sentir é mais forte e trabalha o real e direto.

Cada fase tem sua beleza e magia - e sua dificuldade, também... Então, acariciem muito a barriguinha. Permita que toda a famíia  acaricie e converse. O papai, também. Cante. Converse. Declare seu amor, por esse pequeno ser. Tome banho com mais entrega. Quase um ritual de encontro e contato. Deixe a água cair da cabeça aos pés. Embale. Cante. Acaricie. Curta. Porque, passa!

"Saudações maternais",

Pat Lins.

4 comentários:

  1. OLÁ!!!
    ME CHAMO VIVIANI, ESTOU COM 33 SEMANAS DE GRÁVIDEZ, ESTOU AMANDO TUDO ISSO, APESAR DE NÃO CONSEGUIR DURMIR MAIS, AS AZIAS QUE VENHO SENTINDO, E OUTRAS NOVIDADES QUE VEM APARECENDO NESSAS NOVAS SEMANAS, O QUE VALE É SABER QUE MINHA PRINCESINHA ESTÁ BEM SÓ TENHO PENA DO MEU MARIDÃO, ELE PASSA A SEMANA VIAJANDO, NO FINAL DE SEMANA ELE ESTÁ COMIGO, MEUS SONOS NÃO SÃO O MESMO PASSO A NOITE INDO NO BANHEIRO, E ENCONTRANDO POSIÇÃO P/ DORMIR, APESAR DO MEU MÉDICO DIZER QUE A MELHOR POSIÇÃO É A DO LADO ESQUERDO, NÃO DÁ P/ PASSAR A NOITE NESSE LADO SÓ... AI NÃO TEM COMO MEU MARIDÃO TBM NÃO SE ACORDAR, EU FALEI PARA ELE VAI SE ACOSTUMANDO NOSSAS NOITES NUNCA MAIS SERÁ A MESMA RSRSRSRSRSRS
    UMAS AMIGAS ME DISSE VIVI NÃO TENHA PRESSA EM ARRUMAR O QUARTO, POIS, ISSO SÓ IRÁ AUMENTAR SUA ANSIEDADE, NA VERDADE CONCORDO! NÃO ESTOU ANSIOSA SÓ PREOCUPADA RSRSRSRS VAI QUE MARIA CLARA QUEIRA NASCER ANTES DO TEMPO! AINDA TENHO QUE PINTAR O QUARTO DELA, MONTAR OS MÓVEIS E DECORAR, MAS ACHO QUE DAQUI P/ O FINAL DO MÊS VOU DAR CONTA DE TUDO ISSO QUE FALTA! NO FINAL DESSE MÊS FAÇO 8 MESES. CREIO QUE MARIA CLARA VAI ESPERAR ELA ESTÁ PREVISTA P/ NASCER NO DIA: 02/07/2010. A FAMILIA ESTÁ MUITO FELIZ! E EU E O PAI NEM SE FALA!

    É ISSO AI AMIGAS! COMPARTILHEI UM POUCO DE MIM C/ VCS!!!

    MEU E-MAIL É: VIVIANIWANDERMUREM@HOTMAIL.COM

    PARA QUEM QUISER TROCAR ESSA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA QUE É SER MÃE...

    UM GRANDE BEIJO P/ TODAS MÃES E AS FUTURAS MAMÃES DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. Viviani, antes de tudo, obrigada pela visita e pelo comentário!


    De fato, a gravidez muda nossa vida, nosso mundo! Nossa, sabe o que eu mais pensava durante a gravidez? "Estou gerando mais um ser! Outro cerébro, além do meu e dentro de mim. Outro coração batendo aqui dentro. Ossinhos surgindo do 'nada'. Veias, vasos, artérias, células e átomos de um ser além de mim e que tera algo de mim, que mesmo dentro do meu ventre, terá a liberdade de ser que será, quem já é!" Isso é mágico! Me achava louca, por não pensar como a maiorias das grávidas... eu curtia de maneira diferente do "padrão". Para mim, um filho e uma responsablidade além de educar e proteger... é saber que alguém nos conhece de dentro para fora e vai usar isso a seu favor - risos - para nos manobrar, portanto, hora de nos conhecermos mais, mergulharmos mais em nós mesmas, para que essa educação seja mais consistente.

    Dormir e ficar acordada, na gravidez, seguem um ritmo que independe de nossa vontade racional...

    Para você, que Deus te abençoe e abençoe esse serzinho lindo que está em seu ventre! Que sua maternidade seja envolvida com a luz da clareza e com a força da fantasia e magia de ser melhor a cada dia!

    Quando der, nos dá um retorno após o parto!

    Que outras mães deixem seus comentários aqui, também!

    Beijosss enorme em seu coração e nessa barriguinha,

    Pat.

    ResponderExcluir
  3. estou grávida de 3 meses, e olho para minha barriga sta crescendo e vejo minha barriga mexer muito, já procurei na internet para saber se é o coração do bebe que esta batendo a 158 bpm. alguém poderia me dar alguma dica, se sentiram a mesma coisa na gravidez. obrigada.

    ResponderExcluir
  4. oi sou ana paula .eu comecei a sentir a bebê mexe com quatro mes .dia 10 de agosto vou fase 6 mes nossa estou muito feliz ..com a chegada da yasmim vitória ...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails