quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

QUAL A ESCOLA IDEAL? (parte 3 de 5)

APRENDER BRINCANDO

A escola ideal:

Escolher uma escola boa para seu filho é uma tarefa difícil, que exige muita reflexão e levanta muitas questões: quais aspectos que julgo necessários na educação escolar? A escola deve ser um lugar de informação? De formação? Formação de que tipo de indivíduo? Como é realizada essa formação? O que eu desejo para meu filho no presente e no futuro?

Hoje em dia, as informações correm na mesma velocidade da luz, e os conhecimentos são sempre provisórios. O que eu sei agora, certamente será transformado daqui a pouquíssimo tempo. Será que a educação que nossos pais julgavam "ideal" para nós há algumas décadas serve para nossos filhos?

Uma maneira de procurar respostas a essas perguntas é lembrar de nossa vida escolar e procurar estabelecer relações entre as escolas pelas quais passamos e o que sabemos e somos hoje. Como se deu nossa formação? Como nos transmitiram a informação? Como nos trataram emocionalmente, e quais são as conseqüências desse tratamento até hoje?

As informações que temos atualmente sobre "Inteligência Emocional" nos guiam no sentido de refletirmos na educação de uma maneira mais ampla.

Faz-se necessário e urgente que a escola esteja atenta a não somente trazer informações, mas a nos ensinar mais, ensinando-nos como se aprende e como devemos nos orientar para a convivência com o outro.

Ao visitar uma escola

•    Leia todos os folhetos de que ela dispõe, desvelando seu caráter publicitário.
•  Escute atentamente seu discurso pedagógico, pedindo descrição de atividades e da rotina dos grupos.
•    Procure saber em que teoria pedagógica fundamenta seu trabalho, e porque optou por essa teoria.
•    Informe-se sobre a forma de avaliação.
•  Coloque situações práticas do cotidiano e pergunte qual o tratamento que os educadores dão a situações como: atraso na hora da entrada, falta de atenção por parte do aluno, notas baixas, indisciplina, conflitos entre os alunos, crianças que apresentam alguma dificuldade específica (física, cognitiva ou emocional). Munida dessas informações, analise se a prática pedagógica é coerente com o discurso inicial.
•   Qual o número de professores para cada sala de aula e qual a formação exigida pela escola para professores e auxiliares? A escola investe em cursos de reciclagem para os professores?
•    Como é realizada a adaptação dos pais e dos alunos?
•    Qual é o número máximo de crianças em sala de aula?
•    É utilizado algum tipo de comunicação entre família e escola?
•    Quais atividades extracurriculares a escola oferece e como são ministradas? (nem sempre o número de atividades extras indica uma boa escola).
•    Visite o espaço durante as aulas e observe as expressões dos profissionais e dos alunos, seus gestos e suas atitudes. Se possível, tome um café na cantina da escola, sinta o ambiente e converse com pais e alunos com o objetivo de sanar alguma dúvida.
•    Leve seu filho para conhecer a escola e tente perceber como ele se sente.
•   Observe as instalações e materiais que a escola oferece, como : sala de aula arejada, tamanho da sala para o número de alunos, o estado dos materiais que são oferecidos às crianças etc.
•   Por último, mas não menos importante, atente para a limpeza e segurança da escola: visite os banheiros, observando a limpeza e adequação dos móveis para as crianças pequenas; visite também a cantina onde são feitos os lanches e refeições; observe como são os portões, se há porteiro, guarda, grades nas janelas. Se for um sobrado, é importante que haja segurança nas escadas e janelas, e tudo mais que julgar importante nesse item.
Escolher uma boa escola não é tarefa das mais fáceis. Requer uma boa dose de tempo e sobretudo reflexão, pois de nada adianta a criança freqüentar uma escola totalmente diferente da forma de pensar, dos valores e expectativas de sua família. Isso só a prejudicaria. Precisamos encarar a escola como parceira na educação de nossos filhos, como uma extensão do nosso lar, obviamente com seu papel bem definido de ensinar. É preciso vê-la como ela é: uma aliada que nos auxilia na difícil tarefa de educar seres humanos.

Consultoria:

Renata Lefevre
Dir. da Esc. de Educ. Infantil "Quatro Cantos"
Trav. Antônio Augusto Monteiro de Barros Neto, 70 - São Paulo Tel.: 3758.9911

Sandra Kraft do Nascimento
Psicopedagoga
Rua Gabriele D'Anunzio, 1053 - São Paulo Tel.: 240.4683

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