sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

QUAL A IDADE IDEAL PARA IR À ESCOLA? (parte 2 de 4)

Conheci um site muito bacaninha, chamado AMIGA PEDIATRA.

Achei super legal o que a Janaína B. Pereira  escreve. Dá dicas muito práticas para as mamães.

Eis o texto:

Por Janaína B. Pereira - AMIGA PEDIATRA

"amiga pediatra gostaria de saber com que idade vc recomenda colocar uma criança para começar a estudar. a partir dos 3 anos ou antes ? por favor me dê a sua opinião. desde já agradeço..estou aguardando a sua resposta."
BOA PERGUNTA!

Eu mesma tive essa dúvida com meus filhos. Minha filha coloquei com 3 anos e meio e não me arrependo, já meu filho foi aos 2 anos porque ele ia ver a irmã se arrumando, fazendo tarefas, etc, mas quase que volto atrás.

Pesquisei muito sobre esse assunto e a minha conclusão é a de que o melhor para a criança é após 3 anos de idade. Até esse momento a criança sente muita necessidade do carinho-aconchego-proteção da família. É normal a "insegurança " ou " dependência dessa idade. "Forçar" uma independência mais cedo pode trazer consequências futuras no desenvolvimento da criança.

É claro que depende muito da escola, profissionais, etc; mas vamos ser realistas, por melhor que seja a estrutura física e profissional da escola com 2 anos as necessidades da criança são enormes para serem supridas pelas "tias" . Nessa idade eles ainda precisam de atenção especial na hora da alimentação, na higiene (ainda estão na idade das fraldas), na prevenção de acidentes, sem contar com a necessidade de colo mesmo (afeto).

Por outro lado se a criança não vai ficar em casa com a mãe, pai, avó mas sim com uma babá ou vizinha o caso deve ser repensado. Muitas vezes no consultório orientei mães de pacientes a colocarem mais cedo em escola -creche pois em casa a criança ficava com uma pessoa despreparada, que colocava a criança o dia todo na TV , alimentava com lanches e mamadeira,etc. Existem babás que balançam insistentemente -"forçam" - acostumam crianças a dormirem o dia todo. Outras carregam demais a criança no colo com medo que elas se machuquem e a mãe a demita. Existem aquelas que simplesmente assistem a criança sem criar nenhuma brincadeira, sem estimular seu desenvolvimento.

Se a criança não ficar com um adulto capaz de dar amor e estimular o seu desenvolvimento, então é melhor a escola. Pelo menos lá o horário será preenchido com atividades educativas e a companhia de outras crianças e professoras capacitadas será com certeza mais saudável.
Também recomendo que não coloque em meio de ano. Conversei com algumas professoras que me confessaram que faz sim diferença para a adaptação.

Entenda que cada caso é diferente. Você precisa colher informações e depois interpretá-las na sua realidade.

Um abraço

Janaina.
AMIGA PEDIATRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails