quinta-feira, 10 de março de 2011

DESCOBRINDO A ARTE DE SER MÃE NA PRÁTICA - por Pat Lins


Descobrindo a arte de ser mãe na prática
- por Patricia Lins -

Pois é, eu não resisti e cá estou, falando sobre essa a arte de ser mãe na prática, aqui, no MÃES NA PRÁTICA.

Lendo essas histórias belíssimas, vi que eu, também, sou como todas as mães, na prática diária de se superar. Cada uma de nós tem uma história, um caminho e um caminho comum: a maternidade. A maternidade é uma arte. Descobrir-se nessa arte e ver-se nessa arte diária de redescobrir-se, redefinir-se, redesenhar-se, refazer-se, reorganizar-se, revirar-se... ser-se em vários seres, vários papéis e, ainda, sermos nós mesmas.

Eu falo arte, porque sim, é uma arte, exige sensibilidade, técnica, trocas, conhecimentos, informações, quebras de barreiras, criatividade... A gente precisa decodificar vários sinais em diversas esferas e interagir com uma gama de informação, processando cada dado como importante. É valorizar cada instante e sonhar com tantos outros ainda melhores, como um futuro brilhante para nossos filhos.

Quando eu me descobri mãe, girei, como o mundo gira e me tornei outra (s) pessoa (s). Sou a mesma, depois de ser outra, sendo outra e eu mesma. Descobri que ser mãe não é só prazer e plenitude e é muito prazer e plenitude.

Nos dizem a vida toda que SER MÃE É PADECER NO PARAÍSO e o é! A gente ri, a gente chora... a gente se dobra e se diverte.

Várias mães relatam que apesar dos desafios, no momento em que recebemos um carinho puro, sincero e singelo, tiramos força "sabeDeusdeonde" e estamos inteiras. Quando estou para pirar de cansaço, ele me abraça e diz: "mãe, isso vai passar" e, creia, na mesma hora PASSA. Passado. 

Lindo é receber um beijo e um abraço quando vou buscá-lo na escola e vejo que ele sentiu minha falta, como eu a dele, mas, que não deixou de curtir seu espaço e seu momento sem mim. Lindo é escutar um: "mãe" e se sentir especial apenas por ser mãe, por ter um filho amado. Ah, amar e ser amado da maneira mais pura e sublime. Isso é lindo, é maravilhoso, é... é... é... original, único...

Lindo é escutá-lo bradar e resmungar porque eu chamei sua atenção por algo que julguei errado e precisava alertá-lo e, mesmo assim, ele deixa claro que me ama, aprendendo desde pequeno o que e como ajo: amar é amar com os defeitos e qualidades e chamar a atenção, um atrito é situação pontual e amor, está aí, também.

Lindo é aproveitar cada instante. Como sempre falo, é cansativo, mas, prazeroso. Não é só o filho que cresce, nós, quando nos conscientizamos, também crescemos. 

Obrigada a cada mãe que participou desta festa em comemoração ao primeiro ano do blog. Obrigada a cada pessoa que lê este espaço feito com tanto carinho. Obrigada, meu filho, porque eu só sou mãe porque você existe! Porque ser mãe, só se é sendo!

Parabéns ao MÃES NA PRÁTICA, pelo seu primeiro ano! 

Saudações maternais,

Pat Lins - MÃES NA PRÁTICA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails