quinta-feira, 10 de março de 2011

DESCOBRINDO A ARTE DE SER MÃE NA PRÁTICA - por Adriana "Di" Matielo

Gente, a cada texto que recebo para comemorar o primeiro ano do "Mães na Prática", fico mais extasiada. Cada um mais sincero, enriquecedor e verdadeiro. Cada um mais lindo e emocionante. Este é o da "Di", do  blog que não só sigo e leio, como me identifico muito, MÃE BIPOLAR, FILHA JACARÉ.  Pois então, leiam e se deliciem:


A arte diária de se superar e ser mãe, na prática!
- Por Adriana "Di" Matielo -

"Ser mãe na pratica não é facil. É bom, indescritivel, mas não é facil.

São 21h43 de terça feira de carnaval e eu estou aqui, tentando fazer o maximo de silencio possivel pois minha filha esta dormindo em seu quarto e eu estou com medo que ela acorde, mais uma vez, com seus pesadelos e peça minha presença.

Poxa, mas ser mãe não é indescritivelmente bom? Sim, é. Mas é cansativo, pra caramba. E muito complicado quando seu filho sofre de alguma coisa, como pesadelos, que não existe nada que voce possa fazer pra impedir. Pelo menos não mais do que ja faz.

Eu estou cansada, sofro de bipolaridade e estou vivendo um momento misto, depressivo, e estou resfriada. Nada, nada disso faz diferença quando minha pequena acorda no meio da noite e chora, choraminga,quando não faz isso dormindo mesmo. E tudo que eu tenho a oferecer é um colo, que não soluciona o problema, mas o remedia até que ela cresça o suficiente pra conseguir racionalizar o que sente, possa verbalizar seus medos e ai sim, juntas, nós possamos trabalha-los. Enquanto isso, eu, resfriada, meio deprimida, engulo isso e muito mais, pra dar um colo. Por que, depois de passar o dia com ela, dar um xarope calmante para que a agitação do dia fique pra tras, nina-la e dar-lhe de comer, esse colo, com ela dormindo mesmo, é tudo que eu posso fazer pra aplacar sua 'dor'.

E ainda sim, padecendo de cansaço e outras lamurias, acredito que ser mãe é o melhor que ja me aconteceu. Que proporciona um sentimento e momentos inigualaveis. Como hoje...

Rebeca estava cansada, querendo colo. O pai dela acabara de chegar, cansado do trabalho mas disposto a esquecer isso e passar tempo com ela e me dar um tempo pra mim.

ficamos um tempo juntos na sala, ele brinca com ela de cavalinho, ela ri, uma risada gostosa que so uma criança e capaz de dar. Daquelas sinceras, mas sincera mesmo. Ela pede mais, ele continua. Então, ela se lembra de mim, e fala rapido 'mamãe' e me procura, encontrando logo no sofa ao lado. ela sai do colo dele e vem pra meu, subindo no sofa atras de mim.

Nisso ele levanta, diz que esta cansado e vai sair pra descansar. Rebeca animada, apesar de cansada, repete: 'mamãe' e depois  'papai'. E ai, ela nos surpreende com um ato singelo: me da um abraço, gostoso, apertado, dizendo 'mo mamãe' sai do meu colo, e abraça o pai  dizendo 'mo papai' (minha mamãe e meu papai).

Ai o cansaço parecia pequeno perto de um amor tão grande, tão puro, tão... assim."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails