quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CADA DIA, MELHOR!

Peu tem ficado cada dia melhor!

Pensa ainda mais rápido que antes; articula muito melhor seus pensamentos e sabe se fazer voz ativa, quando não entendem o que ele fala. Infelizmente, alguns adultos têm mentes fechadas demais para se permitirem entender o que ele manifesta e acabam detonando o botão da ansiedade dele. Ou seja, quando ele não é entendido, ele reage de qualquer maneira.

Venho observando isso há algum tempo e com a repetição desse comportamento diante de algumas pessoas e locais. Isso tem me ajudado a estabelecer uma linha baseada no que chamo de DS - distância saudável. Não é simplesmente deixar de conviver com essas pessoas, mas, estabelecer contato de tempo e em tempo, sentindo-se qual o momento exato. Ou seja, percebo se a pessoa está agitada, também. Se o ambiente está muito conturbado... Como cheguei a essa posição: observando. Se em todos os lugares ele melhora o comportamento visivelmente, exceto nesses ambientes e na presença de determinadas pessoas, tem algo ali nele que não sabe lidar e tem algo ali nessas pessoas que, também, não sabem lidar. Eu acabava criando uma expectativa de que esses adultos fossem capazes de compreender o que estava acontecendo e me frustrava ao ver que nem percebiam a si, nem a como agiam com Peu. Precisei rever eu as minhas expectativas. Precisei ter essa presença de espírito e consciência em mim de que não sei lidar com isso, principalmente, pelo fato de não depender de mim... Daí, estabeleci na vida do meu filho o que fazia na minha: DS. Talvez não seja justo, mas injusto também não é. É questão de tempo e prioridade. Estava a frente de outros projetos na vida da gente, inclusive e primeiramente, sobre como lidar com a escola, ponderando como agir e o que exigir. Uma coisa de cada vez. Mãe não é mágica.

Pois bem, a cada dia, percebo progressos em Peu que surpreendem a todos. Lógico, a agitação ainda existe, mas, diminui gradativamente. Isso faz sentido, se mudasse rápido demais seria algo superficial. 

Tudo que trabalho é a base de formação moral e de bons valores em Peu. Fortalecemos o humanismo nele. E faço isso em mim, também. O processo deve ser honesto e real, na prática.

A cada dia estamos melhorando, juntos e sempre! Agora, sem pressa. Entendemos que há tempo para tudo de que haja consciência e comprometimento. Com apoio, ajuda e parcerias bem firmadas. As mal firmadas, passam sozinhas. Sabe aquele dito de quando éramos criança: "a verdade Deus mostra!". Isso é real. Vivamos na verdade, fazendo o que é correto, digno, decente e honesto que a vida dá encaminhamento a tudo mais, tudo ao seu tempo.

Saudações maternais,

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails