sábado, 17 de abril de 2010

"CONTROLANDO O ESFÍNCITER"




Ainda sobre o tema "QUAL A MELHOR HORA PARA TIRAR AS FRALDAS?" E "COMO FAZER PARA TIRAR AS FRALDAS?", segue abaixo o trecho de "Controlando o Esfínciter", do blog COISA DE MÃE (http://www.coisademae.blog.br/?p=38), escrito por uma mãe, Christianne Alcantara.

Divirta-se com a leitura e espero que ajude. Na prática, toda mãe passa por isso!

"CONTROLANDO O ESFÍNCITER"
por Christianne Alcantara



"Se vocês acham que ser mãe é só trocar fraldas, viver pra lá e pra cá dentro de casa, administrando menino, e fofocar com outras mães as últimas do xuxuzinho… Estão enganados (as)! Mãe também é cultura, saúde, sabedoria… Explico: Estamos na fase de tentar tirar a fralda de João Marcelo. Não é fácil para ninguém, diga-se de passagem. Bota cueca. O menino se esquece de pedir para ir ao banheiro, faz xixi ali mesmo, no meio da sala. Limpa. (...)
Fui pesquisar um pouco sobre a retirada das fraldas. Vasta literatura! Mas eu só queria uma dica, uma dicazinha de nada. E nada. Só aquelas coisas meio prontas: toda criança tem seu tempo; não pressione a criança, o resultado pode ser o inverso… Isso que todas nós sabemos. (...)

Foi quando descobri o “esfíncter”. Mãe descobre de um tudo. Esfíncter, para quem não sabe (olha aí, blog também ajuda a enriquecer o vocabulário), é um músculo que “controla o grau de amplitude de um determinado orifício”. Entre outros, o ser humano tem o esfíncter uretral e o anal. Agora eu já sabia o que João Marcelo tinha que controlar. Só faltava descobrir como… Discretamente, comecei a observar o tempo que ele levava entre um xixi e outro. Confesso que não deu pra avaliar a freqüência porque ele controla o esfíncter que é uma beleza. Também, quando libera, é de vez! Eu precisava de um sinal. Ele deu. Depois de um certo tempo sem fazer xixi, no meio da brincadeira, começava a segurar a pitoca. Filho, quer fazer xixi? Resposta óbvia: Não. Entendi, depois de algumas observações acuradas, que ele não queria parar a brincadeira e perder tempo fazendo xixi. Tinha todo o sentido. O negócio era continuar brincando. Então lembrei a brincadeira da estátua. A gente grita: Estátua! E fica todo mundo parado. João Marcelo é o único que pode correr, andar, pular e… até fazer xixi! A gente só volta ao normal quando ele faz xixi. Ele acha o máximo! Tem a sensação de que não perdeu nada, imagino. Nós, que ficamos esperando imóveis, torcemos para que ele acabe logo o serviço. Aí ele volta e nós saímos da posição de estátua. Nós agradecemos e o esfíncter uretral dele também… Agora só preciso descobrir a mágica para o outro esfíncter. Mas isso virá… Com o tempo, como diz a literatura, os (as) psicólogos (as), os pedagogos (as)…"

(Escrito por Chritianne Alcantara, em COISA DE MÃE - http://www.coisademae.blog.br/?p=38 )



__________________________________________________________

Um comentário:

  1. Oi, Pat! Que bom você ter gostado do texto e do blog! Volte sempre, tá? E obrigada por ter publicado meu texto e dado o crédito.
    Beijo!
    Também gostei muito do seu blog! Vou voltar sempre!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails