Uma forte aliada na educação dos nossos filhos é a literatura. Para eles e para nós!
Uma boa leitura nos leva a lugares incríveis. Lugares que só a gente sabe onde fica. Só a gente sabe como chegar. Lugares que nos conduzem à liberdade, à sabedoria, ao equilíbrio, harmonia. Uma boa história (e/ou estória) pode apaziguar nossas emoções, sem grandes explicações racionais.
Se aqui falamos de "prática", a prática da "boa" leitura é uma ótima prática de lazer, educação - inclusive a emocional - onde, ler para e com nossas crianças, pode despertar o hábito saudável da leitura e estreitar ainda mais nossos laços de segurança e afinidade com eles. Fora que a leitura fortalece e instiga a mente do indivíduo, abrindo e expandindo horizontes. O mundo lúdico é mágico e infinito. A fantasia é instigante e estimulante. Sempre um ponto a começar.
E isso eu vejo na prática, com meu pequeno de três anos. Por uma boa história ele até pára... risos.
E isso eu vejo na prática, com meu pequeno de três anos. Por uma boa história ele até pára... risos.
Dia 18 de abril é comemorado o "DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL". A data é em homenagem a um homem e escritor que tanto colaborou com esse mundo de entretenimento, magia, cultura e ensinamentos, através da sabedoria de suas histórias, Monteiro Lobato. Nascido em 18 de abril de 1882, esse grande mestre da literatura infantil deixou grandes obras voltadas para crianças - e, como sabemos, dentro de cada um de nós, também há uma criança.
Como dica em homenagem ao DIA DO LIVRO - que pode e deve ser todos os dias - seguem, abaixo, algumas sugestões, para que a gente sente e leia com a criançada:
- Algumas obras de Monteiro Lobato:
"O Sítio do PicaPau Amarelo"
"Os Doze Trabalhos de Hércules"
"Idéias de Jeca Tatu"
"A Chave do Tamanho"...
- Ziraldo
- "O Menino Maluquinho"
- "A bonequinha de pano"
- "Este mundo é uma bola"
- "Uma professora muito maluquinha"
- Ruth Rocha
- "Marcelo, Marmelo, Martelo"
- "Azul e Lindo – Planeta Terra Nossa Casa", entre outros
- Clássicos da Literatura Infantil:
- "Branca de Neve e os Sete Anões"
- "A Bela Adormecida"
- "Chapeuzinho Vermelho"
- "Rapunzel"
- "O Pequeno Polegar"
- "O Gato de Botas"
- "O Patinho Feio"
- "João e Maria"
- "Alice no País das Maravilhas"
- Contos de fadas, etc.
- Sugestões pessoais (amei esses livros. Histórias interessantes e bem educativas)
- "O Colecionador de Segredos" - de André Neves e Marcia Cristina Silva
- "Harry Potter" - J K Rowlling
Para quem não tiver um livro em mãos, na prática vale tudo, inclusive pegar papel e caneta, sentar com a criançada e inventar seus próprios contos, fábulas... Ah, uma dica, as sugestões morais precisam aparecer metaforicamente... nada de "moral da história"... A melhor moral é um exemplo vivo e real...
Lembre-se sempre: a criança não apenas vê com os olhos, enxerga além do que queremos mostrar... a criança vê o que a gente faz, como a gente age... isso revela mais de nós do que como queremos educá-la. Portanto, uma boa dica de leitura é nossa "auto-leitura" em promoção da nossa auto-mudança. Toda criança lê muito mais do que aquilo que está escrito e escuta muito mais do que aquilo que é dito. Os órgãos do sentido não são apenas visão, audição, tato, olfato e paladar... enfim, nós somos um livro aberto para nossas crianças e elas não são páginas em branco, como muitos ainda insistem em pensar... leia a história que se inicia aos seus cuidados com muito amor e carinho e ajude a escrever essa história com compreensão, sabedoria e auto-conhecimento...
Como disse o "imortal" Monteiro Lobato: "um país se faz com homens e livros".
Educação é muito mais do que imaginamos. Somos nós: como fomos "construídos"; quem somos; quem nos fizemos; o que trazemos; o que levaremos; o que passaremos adiante... Boa educação com amor é o maior legado que temos e deixaremos.
Boa leitura!
Divirta-se na viagem rumo ao mundo mágico da imaginação!
Pat Lins
_________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário