sábado, 17 de abril de 2010

"Crianças que fazem xixi na cama podem sofrer problemas emocionais"

Estudo mostra que pais não sabem lidar com a situação, punindo a criança em quase cem por cento dos casos.


Imagem: Ilvan Portfolio


A enurese noturna, distúrbio do xixi na cama, pode trazer consequências emocionais graves para a criança, que podem ser carregadas pelo resto da vida. É o que afirma urologista e uropediatra Ubirajara Barroso Jr., especialista no assunto. Segundo ele, a seriedade do problema pode ser identificada através de indícios como queda da auto-estima, isolamento social, timidez e, às vezes, comportamento agressivo.



(...) Ele destaca que o distúrbio do xixi na cama atinge pelo menos 20% das crianças. Segundo Dr. Ubirajara, pesquisas revelam que, em alguns estados, praticamente cem por cento das famílias entrevistadas punem de alguma forma as crianças que apresentam o distúrbio, e quase 50 por cento já exerceram algum tipo de agressão física.



O uropediatra aconselha tratamento médico específico para as crianças que continuam fazendo xixi na cama após os cinco anos de idade: 'o acompanhamento é necessário para evitar sofrimento tanto da criança, que não tem culpa dessa situação, pois é um problema que tem um cunho hereditário muito grande, quanto da família' comenta o Dr. Ubirajara.



Para aquelas crianças que têm incontinência durante o dia, o tratamento também é indicado a partir dos cinco anos. 'O acompanhamento é feito tanto do ponto de vista psicológico como também da parte urológica', explica o médico.(...)"


(Fonte: Tássia Catarina - Jornalista)

__________________________________________________________

5 comentários:

  1. ola a tds! To com um problemão, a minha filha tem 11 anos e não para de fazer xixi na cama...ela tem uma vida estavél, estuda, brinca só é muito preguiçosa. Parece que é uma coisa meio que hereditaria, a familia do pai dela que era assim, o tio dela fez xixi na cama ate ter uns 18 anos! Nem sei o que fazer me ajudem? abraço a tds.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Realmente, não tenho esse conhecimento. Perguntei a um médico, por e-mail e aguardo retorno. Assim que o tiver, coloco aqui. Já observou se é alguma questão emconional, como algum medo? E o médico já falou alguma coisa a respeito? Seria bom fazer uma consulta no pediatra... Se fosse incontinência urinária, ela faria o tempo inteiro. Como é só na hora de dormir... Se alguém tiver alguma sugestão, agadecemos. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Onde conseguiram essa ilustração? Estou buscando livros sobre esse tema e gostaria de saber qual é esse aí. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei no google... na época, nem me "tocava" em colocar as fontes das imagens. Hoje, quando pego no google, cito a fonte. Infelizmente, não me recordo o link... Assim, você pode pedir autorização. Vou tentar descobrir.

      Excluir
    2. http://ilvanfilhoportfolio.blogspot.com.br/2009/09/eu-nao-quero-mais-fazer-xixi-na-cama.html

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails