segunda-feira, 19 de abril de 2010

A MATEMÁTICA DA BOA EDUCAÇÃO


Eu penso que a gente precisa evoluir. Mudar o que precisar ser mudado, acrescentar aqui e ali... mas, existem coisas que dão resultado. Tudo é questão de ajuste. Porém, existe uma grande diferença entre ajuste e permissividade a bitolação...

Recebi esse texto e concordo com muitos aspectos. Não acho que seja bom ficar comparando gerações. Costumo dizer que cada uma tem suas características e peculiaridades. Penso que estejamos vivendo fase de mudanças profundas, como tantas outras e, nesse período, muita dor, questionamentos, desnorteios, inconformidades e medos permeiam todos nós.
Educação é algo que tende a levar muitas reflexões. Por exemplo, há quem acredite estar "educando" a criança, apenas por colocá-la para estudar em boas e renomadas escolas... Neste caso, trata-se de um aspecto da educação, a escolar, que vai preparar o indivíduo para o mundo acadêmico que o conduzirá até o patamar profissional qualificado - espera-se... Mas, educação, de maneira geral, para mim, é contribuir para o desenlace intelectual do ser humano como ser pensante. Trata-se de exercício, onde se desperta a pessoa e fortalece a crença de que sempre está apto a raciocinar e fazer associações diversas. Estimular a percepção, a lógica, a disciplina, o respeito, o hábito da leitura e a autonomia para pesquisa... dar recursos que fortaleçam o ser como apto e capaz de superar desafios com inteligência bem utilizada, respeito ao próximo, bons valores, auto-confiança...
Na prática, isso não funciona bem assim. Ninguém tem mais tempo para nada. Essa é a grande DESCULPA da geração atual. Na verdade, estamos com medo de nos olharmos e sermos obrigados a nos enxergar nos olhinhos de nossas proles. E isso faz com que muitos pais não acompanhem de perto a "educação" dos filhos... e, se eles não acompanham de perto, quem educa essas crianças? Acompanhar a educação não é só conferir se o "dever de casa" está certinho, não. É saber se o filho está bem. Se está triste, se sente isolado... se está alegre, motivado... "O que podemos fazer juntos?" É estar presente e interagindo com a criança. Orientando. Acompanhando seu crescimento e as mudanças de cada idade. Respeitando seus limites, mas, estimulando a crença de que é capaz...
Bom, o texto a seguir aborda a importância de uma boa educação acadêmica e de como os ensinamentos, os estímulos são passados. Não falo em retomar palmatória, nem a miopia agressiva de achar que o professor era o único ser pensante e detentor da sabedoria, em sala de aula - penso que um bom mestre traz a tona o que temos e contribui para que possamos buscar mais, de maneira esquematizada e orientada. Pois sim, agora, vou parar de "falar" - risos - e boa leitura, afinal, aqui é um espaço livre e cabe a cada um de nós saber receber informações novas e discernir. Nenhum texto, pensamento ou artigo aqui publicado é verdade universal... lembre-se sempre disso.

A Evolução da Educação.


"Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...

Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.

Leiam relato de uma Professora de Matemática:

'Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.

A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi; assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

a) ( )R$ 20,00
b) ( )R$ 40,00
c) ( )R$ 60,00
d) ( )R$ 80,00
e) ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?

a) ( )SIM
b) ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

a) ( )R$ 20,00
b) ( )R$ 40,00
c) ( )R$ 60,00
d) ( )R$ 80,00
e) ( )R$ 100,00

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.

 Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável: 'Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta; melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?'

Precisamos começar JÁ! Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive..."

Vamos refletir mais sobre nossas ações de ordem prática, independente da geração em que seja educada, bons exemplos começam dentro de casa!

Obrigada a Noemia, uma super "Mãe na Prática" de três filhos adultos, avó, psicóloga e escritora que me encaminhou o texto acima, para enriquecer nosso cantinho virtual, carregado de valores práticos e reais.

E você também pode enviar sua sugestão, dica ou dúvida: linspat@gmail.com

Pat Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails