domingo, 13 de março de 2011

DESCOBRINDO A ARTE DE SER MÃE NA PRÁTICA - por Laís Câmara

 Mais um depoimento surpreendente e lindo de uma mãe na prática que conheço desde infância - meu "biscuit", como a chamava e, hoje, tem uma linda princesa. Prova de que juventude não quer dizer descaso. Um texto lindo, profundo e que nos remete à maternidade consciente. Lai, muito obrigada pela colaboração com essa mensagem. 


 Semeando a verdade
- por Laís Câmara -

            "Difícil é saber por onde começar, mas vamos lá.....sempre lá, é assim que levo minha prática materna. 

            Pra começar nunca quis ser mãe, sempre soube o infinito tamanho da tal responsabilidade passada a mim por tantas pessoas. E como amava ser livre, queria mais era desfrutar ...

            Engravidei por causa desse desfrute, e foi aquele drama, junto com o fato do pai ter sido o ex de uma prima, mas a barriga cresceu e a responsabilidade já estava batendo na porta pra lembrar de tudo o que por vezes ouvi.  

            Lembro-me bem de minha mãe falando: - Mas nem dar banho em minha neta eu posso! Tudo tinha que ser eu, tudo tinha que passar por minha aprovação, eu já sabia de tudo ora! E assim foi, nunca gostei de babás, minha mãe e minha sogra só nas oras de necessidade mesmo, o pai teve que entrar na minha cartilha, 3 tipos de frutas pela manhã, almoço com verduras e legumes variados, a noite umas sopinhas, sempre variando (todos os dias, c eventuais exceções), sono na hora certa, e quando pequena sempre tive o prazer de acordar nas madrugadas para amamentar, etc.

            Mas, sabe de uma coisa, não me privei de ser livre, hoje não tenho medo de nada, estou separada do pai e ela esta percebendo, agora com quase 4 anos, me faz perguntas do tipo: - Por que papai não dorme aqui? E eu sempre muito sincera e tranqüila respondo: - Ele foi dormir com a mamãe dele, a sua mamãe vai dormir com você hoje, eu e papai não dormiremos mais juntos... Ela fica um pouco tristonha, mas a vida não é assim mesmo? 

            Júlia só me abalou no início da gestação, porque eu pensei que fosse perder minha tão amada liberdade, mas que nada, eu só recebi um presente de Deus, e uma mensagem, que diz: Não desperdice a experiência mais inexplicável de sua vida, a de sentir um amor que no próprio nome não se basta, que não encontra uma palavra que descreva o sentir.

            E vivo por ela, faço tudo mesmo, pensando sempre no 'lá' que citei no início, boa saúde, educação, responsabilidade, ..., mas também vivo por mim, pois os prazeres são inúmeros, e o de ser mãe é especial, mas não é o único. "

Laís de Almeida Câmara - amiga e mãe na prática



Um comentário:

  1. Laís.....minha amiga....preciso de seu contato ....email.....sou César seu amigo do Status!!!!!Bjssssss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails